Brother ScanNCut

A máquina que molda a sua criatividade.

15
0
20 jul 2020

Diário do Artesão – Hélvio Mendonça

“Gosto de viver assim: rodeado de papéis, tintas, pincéis… Sim, desde criança, respiro arte! Não é à toa que inaugurei o Espaço Hélvio Mendonça em São Paulo, um dos principais coworkings para arte e artistas da capital paulista. Mas sobre esse espaço mágico, escrevo um pouquinho depois. Quero te contar, primeiramente, como a arte entrou na minha vida, quais foram e ainda são os meus desafios e as minhas superações. Será que você vai se identificar com a minha história?!

Vamos abrir o diário da minha trajetória então! Quando fecho os meus olhos, lembro-me, ainda menino, ligado nos 220 V, ganhando materiais de artesanato da minha mãe, a querida Dona Rosa. Nossa, eu tinha um livro que era sobre trabalhos manuais feitos com materiais recicláveis. Eu amava! Aliás, sempre adorei trabalhar com as mãos! Ah, e o cheiro de papel então? Este me fascina! Se deixar, fico sentado em uma papelaria por horas! Acho que está no meu sangue, está na minha alma!

Uma grande inspiração para mim foi o meu tio Daniel, um verdadeiro artista. Ainda quando menino, admirava os móveis e as peças decorativas que ele desenhava e esculpia. E as festas que ele fazia para a sua primeira filha, a pequena Daline. Ficava com os olhos arregalados olhando aqueles personagens esculpidos no isopor. Naquela época, não tinha o conceito de mesas prontas. Eu pensava: ‘Um dia quero fazer tudo que ele faz!’. Ele era o meu ídolo!

E não é que eu fiz?! Amo pintar quadros, esculpir papéis, mesclar técnicas… Adoro misturar o tecido, o papel e a pintura, sem contar a découpage e os objetos 3D… Hoje, meu ateliê é equipado com diversos tipos de materiais. Mas existem técnicas que tenho mais aptidão e carinho, como a pintura e o mundo do papel!

Falando sobre o mix de técnicas, lembro da ScanNCut, que possibilita o corte de diversos materiais, como papel, tecido, EVA, couro… A máquina de corte é uma das principais invenções no universo do artesanato. Você pode ter habilidade no corte com a tesoura ou o estilete, mas nada sairá tão preciso como nessa máquina. Sem contar, a otimização de tempo para produzir produtos em série e com a mesma padronização entre eles.

Sim, o tempo escorre entre os dedos! Parece que ontem eu era o pequeno Hélvio. Nessa caminhada, levei minha arte para revistas, programas de TV, empresas de artesanato… Estive na frente da telinha como professor e apresentador. Uau, que trajetória! Mas o meu maior sonho foi quando inaugurei o Espaço Hélvio Mendonça em São Paulo. Montar esse centro cultural para encontros de artesãos e artistas, workshops e eventos de quaisquer expressões artísticas é uma grande realização!

E este continua sendo meu principal sonho! Ver esse espaço repleto de pessoas interessadas em arte, aprendendo novas técnicas e instigando diferentes olhares…

Seja na minha trajetória ou na sua, os desafios são constantes! Talvez o maior deles tenha sido lutar pelo respeito ao artesanato. Como consultor em empresas do segmento, elaborando as principais estratégias para a divulgação de produtos, sempre quis minimizar o preconceito com a nossa classe. Como comecei no meio há mais de 20 anos, percebo uma grande mudança, estamos evoluindo! Hoje o artesanato é e cada vez mais será encarado como profissão. Talvez seja exatamente neste ponto que sua história possa ser como a minha. Vamos juntos fazer projetos bem-acabados e que a nossa paixão pela arte possa ser respeitada e valorizada sempre!”

Instagram: @helvio.mendonca
Site: www.helviomendonca.com

15


Comentários 0

Escreva um comentário


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mostrar todos

Posts relacionados