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A máquina que molda a sua criatividade.

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3 fev 2021

Construa a sua marca

Publicado por: Brother

Quando falamos sobre marca, é comum o artesão associar com a criação de uma logo ou um nome para o seu ateliê. Contudo, a grande verdade é que uma marca é muito mais do que isso, ela representa um passo fundamental para o sucesso do empreendedor criativo!

Infelizmente, nem todos conseguem entender essa percepção, o que pode acabar prejudicando o crescimento de qualquer negócio! Pare um pouco e analise: artesãos de grande sucesso não vendem apenas produtos, eles criam todo um conceito de imagem e estilo para se promover. Parece complicado? Então, calma! Listamos alguns tópicos para você ler, analisar e colocar em prática!

• O que é branding?

Antes de mais nada, é importante entender o que significa essa palavra! Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão fundamentais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra de um produto ou serviço.

• Faça o teste!

O que isso quer dizer na prática? Que muitas vezes as pessoas se apaixonam tanto pelo estilo único de uma marca que consequentemente acabam comprando os seus produtos. Diante disso, tente responder às seguintes perguntas:

> seu negócio possui uma identidade visual? Ou seja, tem um estilo de cores, desenhos e fontes de letra que permeiam suas embalagens, seus posts nas redes sociais e até o seu cartão de visita?

> qual estilo define a sua marca? Ela representa o quê?

> a linguagem que fala com seus clientes é mais “fofa”, divertida ou formal?

> você vende emoções ou simplesmente produtos?

> qual aroma caracteriza a sua marca?

> por que seus clientes vão se apaixonar pela sua marca?

Acredite, quanto mais você definir os tópicos acima, mais clareza e sucesso terá o seu negócio criativo!

• Dê olho no feed

Um outro ótimo exemplo com foco na parte visual das estratégias de marca são os feeds do Instagram. Você, em algum momento, já entrou em um perfil sem querer, se apaixonou pelo feed e quis continuar seguindo pelo fato de ser incrível? Neste momento, você criou uma conexão com aquela marca!

A artesã Daniela Barboza, expert em artesanatos com E.V.A traduz perfeitamente o que é ter uma identidade visual em sua marca. Ao entrar no perfil dela, o @cogumelo_de_eva_oficial, é possível entender com clareza seu estilo fofo de ser! Todas as imagens seguem um mesmo conceito, e até as legendas são escritas em um mesmo estilo, sempre respeitando o branding da marca! Ao visitar um perfil com estas características, será difícil não segui-lo…

• Bye, bye concorrência!

Antigamente, a concorrência era por conta da qualidade dos produtos e dos preços. Sim, esses fatores ainda são muito relevantes! Contudo, no mercado de artesanato, existem muitas opções de artesãos. É claro que alguns não primam pela qualidade e acabam prejudicando o segmento como um todo… Mas há muitos artesãos com excelência de acabamento e originalidade de projetos. Assim, como competir com estes?

A resposta é: fazendo um excelente trabalho de branding! Ao criar um estilo próprio e muito bem-relacionado com os seus seguidores e potenciais clientes, certamente a sua marca será sempre a escolhida! Lembre-se: marca é causa; marca é essência! A partir do momento que você cria uma marca, por consequência ela se torna um grande negócio!

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