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A máquina que molda a sua criatividade.

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5 abr 2021

Crie um nome atrativo para o seu ateliê!

Publicado por: Brother

Já existem tantos ateliês que fica complicado criar um nome único e original, não é mesmo? A primeira grande dúvida é: “Devo usar o meu próprio nome ou criar um nome para a minha marca?” Optar pelo próprio nome pode ser uma boa ideia para humanizar o seu negócio, ainda mais se o seu sobrenome for forte e diferente! Contudo, é válido pensar que seu nome sempre estará atrelado ao seu negócio, com isso você terá que saber administrar muito bem uma possível gestão de crise da sua empresa!

Agora, se o seu caso não for optar pelo seu próprio nome, é preciso lançar mão da sua criatividade em busca de um nome de impacto! Para te dar uma mãozinha, vamos fazer um briefing (diga-se: levantamento de ideias) sobre a sua marca para chegarmos ao nome ideal!

Briefing: responda com precisão!

• Por que você criou ou está criando sua empresa?
• Qual foi a sua maior inspiração?
• Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Descreva-a!
• Quais imagens vêm à sua cabeça ao pensar no seu negócio?
• Como você torna o mundo melhor com sua marca?
• Defina o cliente que deseja atrair (especifique origem, classe social, escolaridade, hobbies, trabalho, estilo de vida, necessidades e sonhos)!
• Qual é o papel da sua empresa na vida desse cliente?
• Qual é a melhor linguagem para falar com o seu cliente (simples, despojada, mais formal…)?
• Ao ver a sua marca, quais sensações e emoções gostaria que as pessoas tivessem?
• Resuma em uma frase o que a sua marca tem de diferente?

Crie o posicionamento da sua marca

Com todas as perguntas acima respondidas, vamos criar o posicionamento da sua marca! Para ficar mais fácil, vamos fazer um exemplo fictício:

O quê: o único ateliê que faz moda e acessórios personalizados para bebê;
Como: criando peças exclusivas de acordo com as tendências;
Quem: para mamães que querem peças únicas para seus filhos;
Onde:  no meu ateliê online;
Por quê: porque quero realizar os sonhos das mamães;
Quando: em uma época em que sabemos que os produtos handmade estão sendo mais respeitados e valorizados.

Agora, vamos lá! Responda o posicionamento da sua empresa, definindo o “O quê”, “Como”, “Quem”, “Onde”, “Por quê” e “Quando”!

Vocabulário da sua marca

Com o posicionamento definido, é hora de escrever as principais palavras que traduzem o seu negócio. Você também precisa escrever as palavras que representam a essência da sua marca, tais como “sustentabilidade” e “feito à mão”, ok?

Para aguçar ainda mais a sua criatividade, procure sinônimos para as primeiras palavras listadas!

Brainstorming

Já ouviu falar na palavra acima? Sim, é uma tempestade de ideias! E é isso que queremos propor com o exercício abaixo!

• pegue uma folha A4 branca (sem linhas para não ter confusão mental);
• anote todas as palavras que selecionou (inclusive os sinônimos que encontrou no Dicionário Criativo);
• agora, tente juntar ou misturar as palavras para formar um nome para sua marca!

Caso ainda não tenha conseguido encontrar o nome ideal, pegue novamente uma folha em branco e divida em duas partes: a primeira parte será o “Descritivo” (palavra relacionada ao segmento do seu negócio); e a segunda, o “Posicionamento” (palavra relacionada à essência da sua empresa). Agora, comece colocar esses dois tipos de palavras lado a lado. Exemplos: “Papel / Criativo”; “Lembranças / dos Sonhos”; “Festa / Feita à mão”.

Inicialmente apenas vá incluindo palavras, sem pensar muito em criar um nome espetacular! Feito isso, selecione as melhores combinações! Não se esqueça de usar o Dicionário Criativo para encontrar sinônimos e, assim, palavras mais originais!

Você pode levar dias ou até semanas para chegar no nome ideal do seu ateliê! Mas com todas as técnicas que aprendeu neste post, ficará muito mais leve, fácil e divertido!

Ah, importante!

Com o nome da sua marca definido, é importante responder às perguntas:

• esse nome é simples de pronunciar e escrever?
• o nome representa a essência do meu negócio?

Se a resposta for sim para as questões acima, veja se o nome já não é usado nas principais redes sociais e cheque se o domínio está disponível (basta verificar no Registro.br). Com o nome criado, vale protegê-lo para que ninguém use-o como você! Por isso, acesse o site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para saber todas as informações sobre o registro da sua marca!

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