Brother ScanNCut

A máquina que molda a sua criatividade.

4
0
28 set 2020

Perguntas e respostas

Publicado por: Brother

1. Além da função de corte, a ScanNCut tem a função de scanner para enviar seu projeto direto para o corte. Como posso tirar o maior proveito dessa função?

Uma das funções do scanner da ScanNCut é transformar uma imagem ou um molde em arquivo de corte na extensão FCM, na própria máquina, ou para recortar arquivos já impressos no material desejado. Para cada tipo de trabalho, é indicado uma função do scanner.
A função “Escanear para Recortar Direto” é indicada para realizar recortes de projetos já impressos no material escolhido. O scanner faz a leitura do projeto, o qual pode ser enviado diretamente para o recorte.
Para concluir esse processo, basta colocar seu projeto já impresso e escaneado na esteira de corte para ser recortado.
Já a função “Escanear para recortar dados” é indicada para transformar imagens ou moldes em arquivos de corte na extensão FCM, na própria máquina, a fim de recortar o material desejado. Esse arquivo pode ser salvo na memória da própria máquina ou em um pen drive.
Para melhor resultado nesta função, utilize a esteira de digitalização.
Você pode usar a função scanner para projetos ou moldes de sua própria criação. Esta função agiliza muito o seu tempo, pois, após o escaneamento, seu projeto já estará pronto para o corte!

2. Embora a ScanNCut tenha a lâmina automática, para alguns materiais – como alguns papelões –, ela não está cortando até o fim. É possível regular manualmente a pressão da lâmina? Como fazer isso? Se eu fizer essa regulagem manual, a máquina deixará de fazer a leitura automática para a lâmina posteriormente?

Os modelos de ScanNCut da linha SDX têm a lâmina totalmente inteligente e automática. Fazem a “leitura” do material a ser cortado e automaticamente seleciona a pressão necessária para o corte. Contudo, alguns materiais mais densos podem precisar de um ajuste de pressão manual.
Observação: o corte pode não estar sendo feito com perfeição por conta do desgaste da lâmina. Atente-se a verificar isso!
Esse ajuste é feito no painel da ScanNCut no ícone “ferramenta” e em “pressão da lâmina”. Selecione pressão manual e vá aumentando cautelosamente, começando sempre de uma pressão mais baixa. Exemplo: se for cortar um papel holler, comece a partir da pressão 04, e vai aumentando aos poucos.
É fundamental fazer testes de corte, conforme for aumentando a pressão, para não exceder na pressão que irá ocasionar o corte da sua esteira, estragando-a. Na tela da máquina tem o ícone testar, para facilitar este processo.
Para que sua ScanNCut volte e fazer o corte com leitura inteligente e automática, é necessário que, quando for realizar o próximo corte, volte a pressão da lâmina para o automático. Simples assim!

3. Na memória da ScanNCut, tem uma diversidade muito grande de imagens. Gostaria de criar meus próprios arquivos unindo e sobrepondo os arquivos já existentes na memória, é possível?

Na própria memória da ScanNCut, há uma grande variedade de arquivos e letras de diferentes padrões que possibilitam criar vários outras composições para os seus projetos.
Você encontra na memória da SDX125, 675 desenhos e 9 fontes de letras.
Já na memória da SDX225, você encontra 1.303 desenhos e 17 fontes de letras.
Vamos supor que você queira montar um palhacinho de figuras geométricas, basta seguir os passos a seguir para soldar as figuras formando um único desenho:
>Entre em “padrão”, escolha um desenho, selecione e dê ok. Exemplo: Para o corpo, um retângulo.
>Volta em “padrão”, escolha outro desenho e dê ok.
>Selecione todos os padrões necessários para montar seu próprio desenho.
>No painel, você terá arquivos separados, sendo um para cada desenho. Sobreponha um arquivo no outro, por uma pequena pontinha, formando o desenho desejado.
>Volte ao painel e selecione os três quadradinhos vermelhos.
>Selecione o ícone que tem um círculo e um triângulo, todos os arquivos do projeto serão selecionados.
>Vá em “edição do objeto” e selecione o ícone que tem um triângulo com um círculo juntos.
>Aparecerá a mensagem: “Deseja soldar o contorno do padrão?”.
 Após selecionar essa opção, ela é irreversível!
>Clique em ok e você terá seu arquivo pronto!


4. É possível fazer o corte de vinil adesivo sem ter o rolo alimentador? Quero fazer pequenos recortes para decorar potes de vidro, por exemplo. Como posso fazer?

Sim, é possível fazer recortes de vinil sem o rolo alimentador, porém os arquivos têm que ser pequenos, de acordo com o tamanho da esteira de corte.
Fixe o vinil na base de corte, alisando bem (existe o rolo de fixação que poderá lhe ajudar nessa tarefa!).
Quanto ao tipo de corte, vai depender do arquivo escolhido. Desenhos fechados sem recortes internos podem ser usados o corte comum, mas, para os desenhos com recortes internos – como nomes, é mais aconselhável optar pelo meio corte, pois facilitará a retirada do arquivo.
Dica: para auxiliar essa retirada do vinil com recorte, utilize a ferramenta “gancho”. Facilita muito!
Como em todos os trabalhos, aconselhamos fazer sempre um teste antes para ver o que melhor se encaixa ao seu projeto!

5. Quando estou soldando letras para formar uma palavra, as partes internas das letras estão sumindo, como posso recuperar os miolos das letras?

É normal os miolos das letras sumirem, quando você soldá-las para formar uma única palavra. Para recuperar os miolos ou partes internas das letras, precisará duplicar o arquivo.
Sendo assim, desagrupe esse arquivo duplicado, separe os miolos das letras e reposicione os miolos. Agrupando as letras, você terá um único arquivo pronto para ser recortado.
Atenção: não são todas as fontes e letras que possibilitam a solda, elas podem perder a definição das palavras.
Por conta disso, é importante fazer testes para ver qual fonte melhor se adapta à soldagem e atende às suas necessidades.

6.  Não estou conseguindo abrir meu arquivo feito no CanvasWorkspace on-line. Qual o caminho para abrir no Canvas off-line e passar para a função de corte?

Existem duas versões do CanvasWorkspace: o on-line e o off-line. Embora sejam basicamente o mesmo programa, o uso dos mesmos são feitos de formas diferentes.
Para trabalhar na versão off-line, basta fazer o download gratuitamente no seu computador!
Os projetos feitos no Canvas on-line ficam salvos no Canvas on-line e na nuvem.
Para salvar um arquivo feito no Canvas on-line na versão off-line do programa, você deve enviar o arquivo via wi-fi para sua ScanNCut e salvar o projeto na memória da máquina.
Com esse projeto já salvo na memória da ScanNCut, você irá salvá-lo em um pen drive e posteriormente poderá transferi-lo para seu Canvas off-line.
Você também pode salvar seus projetos feitos no Canvas off-line em um pen drive e salvá-lo na memória da sua ScanNCut.
Projetos salvos nas duas opões do Canvas podem ser enviados para a função de recorte na forma padrão.

7. É possível cortar tecido sem estar preparado com a termolina ou o termocolante, pois para costuras delicadas o tecido tratado fica duro e dificulta a costura. Se é possível, qual o melhor tecido indicado para cortar sem tratamento?

Sim, você pode cortar tecidos para costura sem preparar com a termolina ou o termocolante.
O tecido mais indicado para o corte sem preparo é o tricoline, porém é mais indicado cortar o tecido sem preparo para seus projetos costurados à máquina, que terão acabamento.
Já para os projetos que não serão costurados – como apliques e tags –, é recomendado o preparo com o termocolante, pois ela “sela” o tecido, e o mesmo não desfia nas pontas, como qualquer corte de tecido.
Dica: é importante que o tecido esteja bem passado e sem lavagem!
Para fixar o tecido na esteira de corte, deixando-o bem lisinho e sem rugas, use o rolo fixador, ele vai ajudar a posicionar o tecido certinho para o corte.
Atenção: a lâmina mais indicada para os cortes em tecidos delicados e finos, é a lâmina bege!

8.  Como minha ScanNCut fica aberta o tempo todo no ateliê, acaba juntando muito pó e a sujeira de manuseio. Qual a melhor forma de higienizar minha máquina? Qual o produto mais indicado para limpar?

É indicado ter uma capa para sua máquina para que junte o menor volume de poeira e sujeira possível. Para retirar o pó da sua ScanNCut, use uma flanela limpa e macia, sem nenhum produto químico.
Para limpar esteiras, acessórios e as partes mais empoeiradas da sua máquina, use lenços umedecidos, aqueles usados na higiene de bebê.

9.  Tenho feito muito projetos legais e gostaria de compartilhar e divulgar meus trabalhos com todas as pessoas que amam a ScanNCut assim como eu. Como e onde posso fazer esse compartilhamento de projetos?

Nada mais prazeroso do que mostrar nossos trabalhos e conquistas!
A melhor maneira de divulgar seus projetos feitos com a ScanNCut, para que todas as pessoas possam ver seus lindos trabalhos, é marcando a #minhascanncut, em todos os trabalhos que postar nas suas redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube.

10. Onde posso adquirir os insumos e acessórios para minha ScanNCut? Existe uma loja oficial?

ATENÇÃO: não compre insumos e acessórios paralelos! O que pode parecer um lucro, vai ocasionar um custo futuro muito maior.
Todos os produtos confeccionados pela Brother para a sua ScanNCut são de alta qualidade, testados e feitos especificamente para a sua máquina.
O uso de materiais paralelos vai afetar o funcionamento da sua máquina e lhe trazer um custo maior de manutenção do que o gasto com a compra de produtos originais.
No site da Brother, clique aqui para encontrar uma lista de lojas autorizadas e parceiras, especializadas em vender esses produtos.

> Tem alguma dúvida que queira saber sobre a ScanNCut? Mande para nós!

4


Brother

ScanNCut

Presente no mercado brasileiro há mais de 42 anos, a Brother apresenta produtos de qualidades oferecendo soluções eficientes para você empreender e investir em seu próprio negócio! 4

Comentários 0

Escreva um comentário


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mostrar todos

Cadastre-se
para receber novidades!

eventos

Workshop Brother

Online, ZOOM, SP
16:00

Mega Artesanal

São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Água Funda, SP
10:00
confira todos os eventos